Mapa se manifesta contra interrupção de importação de soja pela Danone
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou uma nota após a francesa Danone decidir suspender a importação da soja brasileira. A medida gerou polêmica entre os produtores e surge em meio às exigências da nova lei anti desmatamento da União Europeia.
Na manifestação, o Mapa pontou que o Brasil segue "uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo", com monitoramento e fiscalização de desmatamento eficientes.
“O Brasil conta com uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo, apoiada por um sistema de comando e controle eficiente e respaldado por uma complexa estrutura de monitoramento e fiscalização. Esse sistema tem permitido ao país combater o desmatamento ilegal com políticas públicas que abrangem o Cerrado, a Amazônia e outras regiões sensíveis, assegurando que a produção agrícola seja feita de maneira responsável e sustentável”, cita.
O assunto surge em meio a discussões para a prorrogação por 12 meses do prazo para que a lei anti desmatamento da União Europeia (UE) entre em vigor. A nova lei europeia barra importações de produtos originários de terras desmatadas legal ou ilegalmente e exige que os exportadores comprovem a origem dos produtos, com rastreamento da cadeia produtiva.
Em setembro, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) assinou uma carta em conjunto com representantes de outros países pedindo a suspensão da Lei Europei, durante o Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, em Chapada dos Guimarães (95 km de Cuiabá).
Na ocasião, o gestor destacou que o Brasil conta com cerca de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade com alta aptidão para a agricultura, o que pode fazer com que área de produção de alimentos no Brasil seja praticamente dobrada em 10 anos.
COMENTÁRIOS