Seja bem-vindo
Sorriso,02/01/2025

  • A +
  • A -

Torcedores de time de futebol israelense são atacados em Amsterdã, dizem autoridades

g1.globo.com
Torcedores de time de futebol israelense são atacados em Amsterdã, dizem autoridades

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ordenou o envio de dois aviões de resgate para Amsterdã depois de "um incidente muito violento" contra cidadãos israelenses, disse seu gabinete. De acordo com autoridades holandesas e israelenses, fãs do time de futebol Maccabi Tel Aviv foram atacados em um “grave incidente de violência em Amsterdã” durante a noite de quinta-feira (9) e madrugada desta sexta-feira (8).
O Ministério da Segurança Nacional de Israel instou os seus cidadãos na cidade holandesa a permanecerem nos seus quartos de hotel, disse o gabinete do primeiro-ministro num segundo comunicado.
“Os torcedores que foram assistir a um jogo de futebol encontraram o anti-semitismo e foram atacados com uma crueldade inimaginável apenas por serem judeus e israelenses”, disse o ministro da segurança de Israel, Itamar Ben-Gvir, em um post no X.
A polícia local disse que 57 pessoas foram detidas após o jogo, enquanto manifestantes pró-Palestina tentavam chegar ao estádio Johan Cruyff, embora a cidade os tivesse proibido de protestar no local.
A polícia disse que os torcedores deixaram o estádio sem incidentes, mas durante a noite foram relatados vários confrontos no centro da cidade.
Os militares israelenses disseram na sexta-feira que estavam se preparando para enviar imediatamente uma missão de resgate com a coordenação do governo holandês após o jogo de futebol, no qual o Ajax Amsterdam derrotou o Maccabi Tel Aviv por 5 a 0.
“A missão será implantada em aeronaves de carga e incluirá equipes médicas e de resgate”, disseram os militares.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, pediu ao governo holandês que ajudasse os cidadãos israelenses a chegarem com segurança ao aeroporto em um telefonema com seu homólogo holandês, Caspar Veldkamp, ​​​​na sexta-feira.
Num tweet, Deborah Lipstadt, uma anti-semitista enviada dos EUA, disse estar “profundamente perturbada” pelos ataques e apelou a uma investigação.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.