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Sorriso,24/02/2025

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Aprosoja MT leva crianças para conhecerem a realidade do agro

O projeto Futuro em Campo promove a educação ambiental e o contato com o processo de produção e sustentabilidade nas propriedades rurais de Mato Grosso


Aprosoja MT leva crianças para conhecerem a realidade do agro

Comemorando seus 20 anos de história, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) tem se consolidado como uma das principais defensoras do agronegócio no estado. E, no meio de tantas iniciativas, um dos projetos que tem ganhado cada vez mais destaque é o Futuro em Campo.

Desde a sua criação, a iniciativa tem levado estudantes para dentro das fazendas, onde eles aprendem na prática como a produção agrícola ocorre, além de entender a importância do setor para a economia local, nacional e mundial. Com mais de 2.200 crianças beneficiadas em 2024, o projeto tem se expandido a cada edição, gerando impactos positivos e mudando a visão das novas gerações sobre o campo.


Inspirado por uma experiência simples, mas cheia de significado vivida pela produtora Daila Delai com seu filho Hiago, o Dia de Campo ganhou forma como um projeto que busca transmitir essa conexão e aprendizado de maneira ampliada.

“O Futuro em Campo começou quando o Hiago, meu filho mais velho, ainda estudava na escola rural e pediu para levar os coleguinhas para a fazenda para conhecer como que era a nossa rotina, conhecer o que é a soja e o Thiago, meu esposo, falou em levar toda a escola e o que ampliou para a ideia de levar as crianças de Santiago do Norte. O Hiago queria que as crianças conhecessem como era a rotina, porque ele falava o que ele fazia na Fazenda, que ele já plantava, colhia, ajudava no dia a dia e aí os coleguinhas mostravam muito interesse nisso", lembra Daila.

O projeto começou de forma pequena, mas foi abraçado pela Aprosoja MT, que enxergou seu grande potencial. "A Aprosoja acreditou no projeto e expandiu para todos os núcleos, onde os delegados também acreditaram, e hoje o projeto está ganhando extensão em todo o Estado,", explica Daila.

O Futuro em Campo não se limita apenas à visitação às fazendas, mas também inclui palestras, atividades e visitas às propriedades rurais e visitas a escolas. Anne Sophie, estudante do 6º ano da Escola Municipal Rui Barbosa, em Sorriso, foi uma das participantes em 2024. "A gente descobriu que a soja e o milho ajudam a manter nossa economia. Também aprendemos sobre o manejo sustentável e também sobre a tecnologia no agronegócio. Sobre o milho, a gente pode usar ele de diferentes maneiras no dia a dia. A gente viu que não é usado o milho somente na pipoca, com o milho a gente pode fazer ração para animais e também pode ser feito etanol", contou a estudante.

O produtor Gilson Ferrucio Pinesso, de Marcelândia, que já recebeu os estudantes em sua fazenda, ficou impressionado com o interesse das crianças. "Cresci no sítio, pé no barro, hoje é tudo muito diferente, as crianças muitas delas não conhecem nada da atividade rural. E poder recebê-los e dar a oportunidade de transmitir todo nosso amor pelo que fazemos, foi muito gratificante", afirmou Gilson.


Ele destacou ainda que o projeto ajuda a desmistificar a imagem que muitos têm do agronegócio e da vida rural. "Precisamos realmente transmitir o respeito que o agricultor tem pelo campo, pela natureza e pelo meio ambiente. Acredito que o projeto é uma maneira de mostrar a verdade sobre o agro para as crianças", completou.

A diretora da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes de Diamantino, Renata Cemin Ruchitinica, contou que a participação dos alunos no Futuro em Campo, também gerou grandes resultados para o aprendizado.

“Depois de chegarem do projeto Futuro no Campo, os estudantes ficaram muito deslumbrados com tudo que viram lá. Os professores aproveitaram esse momento para fazer várias perguntas, trabalharam um pouquinho também a produção de textos, sobre tudo que eles viram lá e foi muito produtivo, porque tivemos vários textos bem elaborados, conseguindo mostrar qual foi a visão das crianças e fez muita diferença para eles", disse Renata.


A diretora também contou que após a participação no Futuro em Campo, a escola desenvolveu um projeto de horta, inspirado nos aprendizados do projeto. “Depois do projeto no campo, a Escola teve prazer de realizar o projeto “Cheiros e Sabores”, onde nós fizemos uma pequena hortinha, onde as crianças de todas as turmas puderam também ter um espacinho para plantar hortaliças e outras plantinhas de jardim. Isso foi um incentivo do projeto Futuro no Campo, porque eles já entendiam do que eles estavam fazendo ali, que eles estavam contribuindo para a natureza e preservando ela e através seus altos”, disse Renata, lembrando que a horta da escola também foi uma extensão do que eles aprenderam no campo.





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