Mais de 160 conteúdos da Agência Brasil são licenciados para livros



Ao longo de 2024, mais de 160 obras educacionais incorporaram textos e áudios produzidos pelo veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), reforçando o papel do jornalismo público na disseminação do conhecimento.
Notícias relacionadas:
“A missão institucional da EBC é criar a difundir conteúdos que contribuam para a formação crítica das pessoas. Saber que o nosso trabalho é lido e estudado nas escolas é um sinal claro de que estamos conseguindo cumprir o nosso objetivo”, comenta a diretora de Jornalismo da EBC, Cidinha Matos.
- Agência Brasil é agência de notícias mais premiada de 2024.
- Fotógrafo da Agência Brasil é o segundo mais premiado em 2024.
- Agência Brasil lança canal público no WhatsApp.
Os conteúdos utilizados abordaram temas variados, como saúde, cidadania, esporte e meio ambiente.
Estudantes dos mais variados níveis de escolaridade tiveram acesso, com ênfase no ensino fundamental. Algumas obras chegaram a ter tiragem de 40 mil exemplares, além de disponibilização na internet.
Licenciamento
O licenciamento é uma das linhas de negócio da EBC, conforme previsão legal. Essa é a modalidade adotada para os casos onde o material será comercializado.
Para outros fins, a exemplo de divulgação jornalística, as imagens e textos da Agência Brasil são liberados mediante a indicação dos créditos de autoria.
Conteúdos originados de agências internacionais, porém, são de reprodução proibida.
Para entrar em contato com a área de licenciamento da EBC, basta enviar um e-mail para licenciamento@ebc.com.br
Banco de imagens gratuito
A Agência Brasil também oferece ao público um extenso banco de imagens gratuito, com mais de 200 mil fotos em alta resolução sobre variados temas.
Chamado de Foto Agência, o acervo tem acesso ilimitado e reúne imagens de coberturas jornalísticas realizadas desde 1964.
Dezenas de fotos são inseridas diariamente e elas podem ser usadas por pessoas físicas ou reproduzidas por empresas jornalísticas, desde que o fim do uso dessas imagens não seja comercial.
Imagens provenientes de acordos e parcerias com agência internacionais têm direitos reservados e são de reprodução proibida.
>> O serviço está disponível aqui.
Além dele, a Foto Agência conta com uma página na ferramenta Flickr que também é atualizada diariamente e disponibiliza fotos jornalísticas e artísticas para uso.
“Com a Agência Brasil e seu serviço de imagens, reforçamos o compromisso com a democratização da informação e a facilidade no acesso a conteúdos de qualidade produzidos por profissionais de excelência. É a comunicação pública chegando ainda mais longe”, afirma a diretora Cidinha Matos.
Imagens Premiadas
As imagens realizadas pelos profissionais da Agência Brasil são destaque no cenário fotojornalístico nacional.
>> Veja aqui as 100 melhores fotos de 2024
Em 2024, por exemplo, os fotógrafos Paulo Pinto e Fernando Frazão venceram a 41ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil - RS (OAB-RS).
Paulo Pinto também entrou para a lista dos jornalistas mais premiados de 2024, de acordo com ranking elaborado e divulgado pelo portal Jornalistas & Cia.
COMENTÁRIOS