Seja bem-vindo
Sorriso,26/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Hamas devolverá os corpos de mais 4 reféns israelenses em troca da libertação de prisioneiros palestinos nesta quinta (27)

g1.globo.com
Hamas devolverá os corpos de mais 4 reféns israelenses em troca da libertação de prisioneiros palestinos nesta quinta (27)


Após Israel e autoridades de direitos humanos criticarem as cerimônias feitas pelo grupo terrorista para a devolução dos reféns e dos corpos dos mortos, não haverá cerimônia pública, de acordo com funcionário do grupo terrorista. Israelenses esperaram debaixo de chuva para prestar homenagem aos reféns mortos devolvidos na semana passada
REUTERS/Ronen Zvulun
O Hamas devolverá os corpos de mais quatro reféns israelenses nesta quinta-feira (27), em troca da libertação de centenas de prisioneiros palestinos por Israel, informou o porta-voz do Hamas, Abdul Latif al-Qanou, nesta quarta-feira (26).
Após Israel e autoridades de direitos humanos criticarem as cerimônias feitas pelo grupo terrorista para a devolução dos reféns e dos restos mortais dos que não sobreviveram ao cativeiro, não haverá cerimônia pública, de acordo com um alto funcionário do Hamas que falou à agência de notícias Associated Press sob condição de anonimato.
Israel e o Hamas já haviam dito nesta terça-feira (25) que um acordo havia sido alcançado para devolver os corpos dos reféns, mas nenhuma data havia sido anunciada.
Um oficial israelense que também falou à AP confirmou que os corpos de mais quatro reféns devem ser entregues, mas não forneceu mais detalhes.
Israel recebe últimos 6 reféns vivos previstos na primeira fase do cessar-fogo
No sábado (22), após mais seis reféns serem libertados, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, adiou a libertação dos prisioneiros palestinos e disse que queria garantias para a próxima entrega de reféns pelo Hamas.
Segundo a agência AFP, a soltura dos 602 prisioneiros palestinos, que estava inicialmente prevista para acontecer no domingo (23), ocorrerá "de maneira simultânea" à entrega dos corpos para garantir que ela ocorra.
A última entrega de israelenses pelo Hamas à Cruz Vermelha ocorreu em três momentos distintos do sábado (22), como parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, que entrou em vigor em 19 de janeiro deste ano e termina neste fim de semana.
A decisão de Netanyahu ameaçou as negociações para a segunda fase do acordo, que deveriam ter começado semanas atrás, mas agora uma visita do enviado do presidente dos EUA, Donald Trump, para o Oriente Médio, Steve Witkoff, é esperada para esta semana.
Refém apela por continuidade do cessar-fogo
Noa Argamani, de vermelho
REUTERS/Brian Snyder
Uma das reféns israelenses libertada após ser sequestrada pelo Hamas falou sobre o que passou durante seu período em cativeiro no Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta terça-feira (25).
Noa Argamani, resgatada pelas forças de Israel em junho do ano passado, oito meses depois que ela e seu parceiro foram levados por terroristas da rave invadida pelo Hamas, contou que não achava que sairia viva e relembrou tudo que passou depois que a casa onde ela era mantida foi bombardeada:
"Eu não conseguia me mover, não conseguia respirar. Pensei que seriam os últimos segundos da minha vida. Estar aqui com vocês hoje é um milagre".
Com a segunda fase do acordo de cessar-fogo incerta, Noa também fez um apelo pela continuação da trégua na Faixa de Gaza. O parceiro dela, Avinatan Or, ainda é refém do Hamas.
"Preciso ter certeza de que o mundo saiba disso: o acordo deve prosseguir integralmente, completamente, em todas as etapas", afirmou.
A enviada da ONU para o Oriente Médio, Sigrid Kaag, que também é coordenadora sênior de ajuda humanitária e reconstrução da ONU para Gaza, também falou ao Conselho de Segurança e disse que a retomada das hostilidades no enclave palestino "deve ser evitada a todo custo".
"O trauma é inegável em ambos os lados. Na minha última visita a Gaza, logo após o cessar-fogo entrar em vigor, fui mais uma vez movida por uma sensação de devastação total e desespero devido à perda, trauma e uma sensação de abandono", lamentou.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.