PF deflagra Operação Databrokers contra cibercriminosos
Além do cumprimento dos mandatos de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de ativos financeiros

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (26/2), a Operação Databrokers para desarticular uma associação criminosa especializada na invasão de sistemas governamentais e comércio ilegal de dados sigilosos na dark web.
A ação ocorre de forma simultânea nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, onde são cumpridos dois mandatos de busca e apreensão, expedidos pela 12ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal .
A investigação começou por meio de cooperação internacional coordenada, a partir de informações sobre invasão de sistemas, incluindo plataformas vinculadas a instituições públicas federais, onde os criminosos obtiveram acesso indevido a sistemas de banco dados.
As investigações apontam que o grupo cibercriminoso é especializado na exfiltração de dados, os quais posteriormente são negociados em fóruns clandestinos.
Além do cumprimento dos mandatos de busca e apreensão, a Justiça Federal determinou o bloqueio de ativos financeiros. Os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
COMENTÁRIOS