Mais de 50 trabalhadores são soterrados em avalanche no Himalaia indiano

Forte nevasca atinge o local, que fica na fronteira da Índia com o Tibete, nesta sexta-feira (28). 32 foram resgatados e dez estão em estado grave. Avalanche deixa dezenas de pessoas presas no Himalaia
Pelo menos 57 trabalhadores foram soterrados por uma avalanche no Himalaia indiano no início da manhã desta sexta-feira (28), no horário de Brasília, segundo autoridades locais. O incidente ocorreu no estado Uttarakhand, ao norte da Índia.
Até o momento, 32 trabalhadores foram resgatados e não há indícios de vítimas, disse o governador do distrito de Chamoli, Sandeep Tiwari, à agência de notícias local ANI, associada à Reuters. Os outros 25 continuam desaparecidos. Segundo o Exército indiano, os trabalhos de resgate estão sendo feitos sob forte nevasca e "pequenas avalanches" no local.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A avalanche atingiu o canteiro de obras onde eles trabalhavam no momento do incidente. Os trabalhadores estavam envolvidos na construção de uma estrada na área de fronteira, que faz divisa com o Tibete, informou o oficial sênior da polícia Nilesh Anand Bharne à agência de notícias ANI, associada à Reuters.
"Desses 57 trabalhadores presos, 10 foram resgatados em estado grave e enviados para o acampamento do exército próximo à vila Mana", afirmou Bharne.
As equipes de emergência passaram horas em busca dos desaparecidos, e equipes de resgate em montanhas serão enviadas ao local de helicóptero assim que as condições meteorológicas melhorarem, informou Ridhim Agarwal, da Força estadual de Resposta a Desastres.
Equipes de resgate transportam trabalhadores resgatados de ruptura de geleira no Himalaia indiano, próximo à fronteira com o Tibete, em 28 de fevereiro de 2025.
Exército da Índia
O local do incidente fica a menos de 5 km do popular templo hindu de Badrinath — visitado por centenas de milhares de devotos todos os anos.
Segundo a agência ANI, os trabalhos de resgate estão sendo dificultados por uma forte nevasca que atinge a região e limita o acesso das equipes ao local onde as pessoas estão soterradas. Chuva intensa também impede o uso de helicópteros.
Segundo o governador de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, participam do resgate agentes do Exército indiano, da Força estadual de Resposta a Desastres e da Polícia da Fronteira Indo-Tibetana.
As avalanches e os deslizamentos de terra são comuns nas regiões elevadas do Himalaia, especialmente no inverno.
Mais cedo nesta sexta-feira, o Departamento Meteorológico da Índia havia emitido alertas para fortes chuvas e neve nos estados do norte do país, incluindo os estados de Uttarakhand, Himachal Pradesh, Jammu e Caxemira.
COMENTÁRIOS