Comandante da Polícia Militar (PM) de Sorriso, o tenente-coronel Jorge Almeida, destaca que haverá reforço do efetivo, a exemplo de edições anteriores. “Estaremos ostensivamente presentes todas às noites, sabemos o desafio que é realizar um evento grande como esse, com aglomerações e estaremos empenhados em garantir a segurança da população em conjunto com as demais forças de segurança e salvamento”, pontua. Serão reforçadas as abordagens e rondas ostensivas durante os quatro dias de comemorações.
O delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC), Bruno França, destaca que a intenção da PJC é instalar uma unidade móvel da delegacia dentro do evento com um delegado, um escrivão e dois investigadores à disposição todos os dias. “Trabalhamos dessa forma na feira de Ipiranga do Norte e foi muito positivo”, diz. Uma das sugestões do delegado, é que a população opte por carros de aplicativos, táxis e outros para ir à festa. “Essa é uma medida que auxilia a diminuir a circulação de veículos, chances de acidentes e furtos”, pontua.
Já o comandante do Corpo de Bombeiros, major BM Leandro Cuiabano Kunze, destacou a importância da vistoria no local. “Estamos falando de um público de 20 mil pessoas e mesmo que seja um público rotativo a nossa preocupação é constante com todos os espaços, arena, arquibancadas e corredores de acesso, caso os bombeiros necessitem realizar atendimento”, explica.
A organização e ação das forças de segurança e salvamento será conjunta. “Além do apoio na logística do trânsito, organização e nas demais situações de segurança que envolvem a feira, também teremos três câmaras de reconhecimento facial; o objetivo é garantir que não ocorram imprevistos tanto dentro do espaço do CTG quanto nas ruas e estacionamentos”, frisa o gestor da pasta de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, o coronel da reserva da PM, Adriano Denardi. “Tanto a Guarda de Trânsito quanto a Defesa Civil irão contribuir com as estratégias de segurança”, adianta.
Segundo o representante da Bakana Produções, Bruno Cicuto, além de todas as forças de segurança que se farão presentes no evento, a empresa deve contratar cerca de 100 brigadistas e seguranças privados para atuar no evento.
Já o secretário de Governo, Hilton Polesello, destaca que ruas de acesso ao CTG serão fechadas em 15 pontos diferentes. O fechamento inicia às 18 horas. Entre os pontos que serão fechados estão as Avenidas Mário Raiter e Curitiba. O fluxo para quem for de táxi, mototáxi, carros de aplicativos e transporte coletivo, também já foi organizado. Táxis e mototáxis devem se posicionar na Rua Mato Grosso; carros de aplicativos na Travessa Março e os ônibus do transporte coletivo na Avenida Blumenau.
As ações de fechamento serão organizadas pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento a cargo do secretário Milton Geller em parceria com as equipes da Guarda Municipal de Trânsito. O planejamento do trânsito, assim como disponibilização de pontos de embarque e desembarque de passageiros, também serão realizados de maneira integrada. Para garantir que os moradores da região tenham livre acesso, visto que ruas serão bloqueadas para o evento, a equipe da empresa organizadora vai fazer o cadastramento de veículos cerca de 10 dias antes do evento.
Polesello destaca ainda que assim como foi em 2024, as estratégicas de segurança direcionadas à menores de idade serão seguidas à risca. “Já conversamos com a Comissão Organizadora e reforçamos que assim como foi no ano passado será essencial a verificação dos documentos com fotos ou certidão de nascimento e o uso da pulseira”, adianta.
Para o prefeito Alei Fernandes a feira celebra a vocação agrícola do Município. “Nosso desejo é estarmos organizados para receber a população sorrisense e os visitantes da melhor forma possível nos quatro dias de feira”, salienta o gestor.
Sobre a Exporriso
Quem abre, no dia 09, a grade das quatro noites de shows nacionais e gratuitos é Jorge e Mateus; na data também se apresentará Thayná Bitencourt. Maiara e Maraisa sobem ao palco no dia 10, mesma data do show do DJ Jiraya Uai. No dia 11 a sertaneja Lauana Prado comenda a festa e no dia 13, quando Sorriso comemora 39 anos de emancipação político-administrativa, o show é com Nattanzinho. Além dos shows, a festa também contará com rodeio.
A festa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso, Governo de Mato Grosso, Bacana Produções, Saga Produções e Oásis Eventos.
COMENTÁRIOS